domingo, 15 de janeiro de 2012

Você sabe como lavar sua salada?



      Como você costuma lavar sua salada? Coloca debaixo da torneira e deixa a água “rolar”? Coloca de molho em água? Esfrega com escovinhas? Usa algum tipo de “desinfetante” como vinagre ou limão? Deixa de molho em solução com "Qboa"?
     A alface é um vegetal cultivado diretamente no solo e pode ser facilmente contaminada com fezes de animais que por ali passam. Em hortas domésticas é comum o uso de esterco como adubo. Torna-se lógico que os microrganismos mais comumente encontrados nela são os asquerosos coliformes fecais.

      Para garantir um alimento seguro você deve observar o adequado modo de higienização:
  • Apenas a água não vai limpá-lo. Você pode retirar partículas visíveis e parte dos microrganismos, mas não os eliminará completamente. E ainda, se o alimento não for devidamente seco, a água residual proporcionará um meio propício para a proliferação de vários microrganismos que anteriormente estavam em menor número. Ou seja, isso só piorará a situação.
  • Escovinhas podem causar pequenas lesões na casca de frutas e legumes, aumentando o risco de contaminação do interior do alimento pelos microrganismos que estavam na casca (ou na própria escova). Logo, escovinhas não são recomendadas.
  • O vinagre possui ácido acético, conhecido pela ação antimicrobiana, mas será que ele é 100% eficiente?

     Qual o desinfetante de uso doméstico mais eficaz? Água pura, vinagre ou hipoclorito de sódio (famosa Qboa)?
      Para comprovar a eficiência destes desinfetantes, realizamos no laboratório da instituição que estudo, nas aulas de Microbiologia de Alimentos, uma prática de semeadura do material de folhas de alface lavadas com estes produtos em placas com meio de cultura específico para o crescimento de coliformes fecais (meio sólido ágar verde brilhante).

     Protocolo: com mãos limpas, separamos as folhas do pé de alface e as lavamos em água corrente. As folhas foram divididas em três montinhos, sendo que o primeiro foi imediatamente escorrido e posto sobre papel toalha para secar, e os outros dois foram postos de molho em soluções distintas por 15 minutos.
     A primeira solução foi feita com um litro de água e uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto, e a segunda foi preparada com um litro de água e uma colher de sopa de hipoclorito de sódio 2-2,5% de concentração (dado presente no rótulo).
   Após o tempo do molho, as folhas foram bem enxaguadas com água corrente e igualmente escorridas e secas sobre o papel toalha. Demos início a técnica de semeadura, que consiste basicamente em esterilizar a alça de inoculação flambando-a e mantendo-a próxima das chamas até que esfrie. Fazemos a coleta passando a alça por cima da folha, sem esfregar. Após isso, abre-se próxima as chamas a placa de Petri com o meio de cultura, desliza-se a alça em três porções do meio de cultura e tampa-se a placa. Repete-se a operação para cada um dos três tipos de alface. Ao final, leva-se as placas para a estufa a 37°C por 12 horas para incubação.

     Resultados:

     Cada pontinho cor de beterraba que vemos nas fotos são colônias de coliformes fecais.



     Na primeira foto vemos as colônias resultantes do material coletado das alfaces lavadas apenas com água; na segunda, as colônias que cresceram do material coletado na alface tratada com vinagre; e na terceira, que teve a placa semeada com material retirado da alface tratada com hipoclorito de sódio... Zero colônias! Aquela mancha é apenas um “arranhão” feito com a alça de inoculação durante a semeadura.

     Comparando as fotos, ficamos impressionados com a diferença!

    Você pode tratar suas frutas e verduras apenas com água e nunca ter tido algum problema. Isso é sinal de que seu sisteme imune está fortalecido. Mas se houver uma baixa na imunidade, por alguma doença ou estresse, já não teremos nenhuma garantia de que não estaremos correndo risco de contaminação. É sempre melhor prevenir uma infecção do que depois ter que tratá-la. Leva-se tempo para descobrir onde está sua origem. E lembre-se que sai mais barato comprar de tempos em tempos uma garrafa de hipoclorito de sódio (qualquer marca, desde que seja de boa procedência e de concentração 2-2,5%) do que depois ter gastos com antibióticos.

       E, temos que convir, depois de vermos o que apenas uma folhinha de alface continha, o uso de desinfetantes eficientes se torna uma ideia muito atrativa!

        Mude seus hábitos e ganhe em saúde!


Observação: as fotos foram retiradas por uma de minhas colegas, Luana, a quem agradeço muito.

2 comentários:

  1. Nossa... parabéns! Muito interessante! Ajudou muito! Com certeza utilizarei hipoclorito de sódio!

    ResponderExcluir
  2. eu vou fazer parece que vai dar certo obrigado

    ResponderExcluir