terça-feira, 27 de outubro de 2015

Gourmet de Outubro: Menu de Halloween

Outubro é o mês marcado como aquele em que chapéus de bruxa competem por espaço com os gorros de Papai Noel nas prateleiras das lojas. Outubro tem aquele gostinho de "mental e fisicamente preparado para as férias". É também aquele mês que a vontade de "chutar o balde" conflita com a resolução do "projeto verão". E a gente se sabota, mas finge que não, e se entope de guloseimas de Halloween. E depois com as de festa da escola/trabalho. Depois de Natal. Por fim de Ano Novo. E aí vem a culpa e a promessa de que o próximo ano vai ser diferente.

Sim, é hora de comemorar e é isso que nós vamos fazer! Mas lembre-se que se você só tiver jujubas e marshmallows para comer, tudo que você comerá serão jujubas e marshmallows. Por isso deixe-me sugerir opções de comida de verdade, e com muito estilo, para fazer parte do seu menu de festa. 

Jujubas e marshmallows que se cuidem, talvez não sobre espaço para vocês!! 



Frizante Colorido


Corte pedaços de uma ou três tipos diferentes de frutas (kiwi, morango, laranja, limão), coloque dentro de uma jarra com um litro de água (com ou sem gás) gelada. Acrescente folhas frescas de hortelã ou cravinhos da índia.

Sugestão: use frutas da estação! Elas possuem mais vitaminas e são mais baratas.
Ideia: que tal ter uma mini plantação de hortelã? Ela pode ser plantada em potes feitos com garrafa PET. Não ocupa muito espaço e pode ficar até mesmo em sacadas ou varandas. Pode ser utilizada nas receitas de carnes e legumes. É usada também como aromatizante de doces e alimentos de conserva, na preparação chás e sobremesas.


Salada de Frutas na Cuca!


Lave bem as laranjas. Com uma faca retire a parte de cima da laranja e retire a polpa. Pique a polpa com outras frutas como uva, mamão, morango, melancia, maçã, e sirva dentro das casquinhas.

Ideia: decore as cascas com carinhas. Tente com bergamotas também!
Dica de nutrição: frutas picadas são uma melhor opção do que sucos, pois mantém as fibras que são boas para o funcionamento do intestino. As fibras também liberam mais lentamente o açúcar do alimento para o corpo, mantendo a pessoa por mais tempo sem sentir fome.


Panquecas Monstras


Ingredientes:
2 xícaras de leite
2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
1 fio de óleo de canola
Sal a gosto
1 mão cheia de espinafre
Modo de preparo:
No liquidificador, bata os ovos, o leite, o sal, o óleo e o espinafre picado. Acrescente a farinha e bata. Se a massa ficar muito grossa, coloque um pouco mais de leite.
Pincele óleo em uma frigideira e despeje uma concha de massa. Asse dos dois lados.

Sugestão: recheie com frango desfiado ou guisado de carne.
Ideia: monte as panquecas e jogue molho vermelho por cima. Coloque no forno para gratinar e servir quentinho.



As receitas e orientações desta postagem fazem parte do material que desenvolvi para o Grupo Saúde da Criança do Unilasalle Canoas/RS, onde sou voluntária. A ideia é incentivar o consumo de alimentos variados, mais nutritivos e menos processados, além do envolvimento da criança e família na produção da comida, desde o plantio até a preparação.

Imagens do retiradas do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário