quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Soros de reidratação oral: terapia para desidratação


       Estive revendo as muitas anotações que fiz durante a V Jornada Acadêmica de Nutrição da UFRGS - e aliando ao fato de estarmos no verão, época que é bastante comum surtos de diarreia e vômitos por rota-vírus (famosa virose), ou outras infecções bacterianas por alimentos deteriorados - encontrei inspiração para escrever sobre soros de reidratação oral, tema que foi abordado pelo médico pediatra Dr. Boaventura, em sua palestra sobre "Principais patologias associadas à distúrbios nutricionais na infância".

     Quando pensamos em reidratação, logo lembramos das propagandas do Ministério da Saúde que ensinavam a fazer o tradicional soro caseiro. Lembra das medidas? Duas colheres padrão rasas de açúcar e uma colher padrão rasa de sal para um copo cheio de água (200mL). Você que já provou um - por curiosidade ou por necessidade mesmo - deve lembrar do sabor: era horrível. Muitas vezes isso até acaba causando enjoos e vômitos, desidratando ainda mais a pessoa.

Colher de medida padrão para soro caseiro antigamente distribuída pelo Ministério da Criança:
Primeira colher é a medida de sal e a segunda é a de açúcar.


         Felizmente, hoje possuímos soros de reidratação oral, que podemos conseguir nas Unidades Básicas de Saúde ou mesmo podemos comprar nas farmácias, que vêm em saquinhos laminados, prontos para serem misturados à água. Eles são medicamentos de notificação simplificada, possuem uma composição um pouco mais elaborada (cloreto de sódio, citrato de sódio, cloreto de potássio e glicose), já nas proporções corretas para um litro de água e ainda são saborizados (água de coco, framboesa), o que facilita a aceitação do tratamento.

  •            Como funciona:

         O soro é usado para repor os líquidos e nutrientes que a pessoa perdeu. Ele funciona basicamente da seguinte forma: os sais e a glicose que o compõem "arrastam" a água junto para dentro da célula, mantendo ela lá. Isso é um princípio de osmose. O meio mais concentrado em solutos (no caso a célula que acabou de captar os sais e a glicose) passa a reter mais solvente (água) do meio que está menos concentrado até atingir o equilíbrio (ou seja, até a homeostase!). 

       Só que muitas pessoas ainda buscam outros tipos de "tratamento" como Coca-Cola e isotônicos (tipo Gatorade). Essas bebidas simplesmente não servem para fins de reidratação durante uma diarreia. O raciocínio lógico que se faz é que se essas bebidas tem glicose e sais, então elas funcionarão tal qual o soro. Não é bem assim! A proporção dos nutrientes não é a correta, e ao invés de ajudar, isso só provocará mais diarreia, agravando a  desidratação. A osmolaridade dassas bebidas é alta demais e cabam arrastando mais água para fora da célula.

Comparação da osmolaridade:*
Solução padrão de soro da OMS: 311mMol/L
Gatorade: 370mMol/L
Coca-Cola: 600mMol/L
(* Dados fornecidos pelo Dr. Boaventura.)

          E quanto a água de coco, que também costuma ser usada, na verdade não surte efeito algum.

  •            Algumas dicas e alertas:

     Alguns aspectos que devemos observar na hora de preparar a solução, ou mesmo quando formos servir qualquer bebida ou alimento para o enfermo, é a qualidade da água que se está utilizando e a higiene dos utensílios. Sempre utilizar água tratada ou fervida. Uma nova contaminação pode complicar ainda mais o estado de saúde da pessoa. 

        Recomenda-se a adoção de uma dieta branda (sopas) para facilitar a alimentação.

     O uso de alimentos probióticos (leite fermentado tipo Yakult e Chamyto), promovem a reposição da microbiota intestinal (importante defesa do organismo), que vai gerar um ambiente de competição contra o agente infeccioso. 

     A vacinação das crianças contra rota-vírus tem um importante papel preventivo contra essa infecções virulentas, visto que diarreias agudas são muito mais preocupantes nesse grupo (leva muitas crianças a óbito no Brasil).

      Choro sem lágrimas, olhos fundos, boca seca, volume urinário diminuído, vômitos e/ou evacuações frequentes de fezes pastosas ou líquidas são sinais característicos de desidratação infantil. Com os pequenos a atenção deve ser redobrada e é preferível procurar a orientação de um profissional da saúde para saber como melhor proceder.

      Devo alertar que se a pessoa não consegue ingerir o soro, ou que ele não esteja fazendo o efeito esperado, ou quem tenha função renal comprometida ou qualquer patologia intestinal na qual o soro seja contra-indicado, procure sempre um médico! Nunca tome nenhum medicamento, nem mesmo para dor (tipo Buscopan) sem a orientação médica.

          A desidratação pode levar a morte, e justamente por ser tão simples de se tratar, deve receber a devida atenção.


2 comentários:

  1. Excelente postagem! Informações assim são de extrema utilidade pública!

    E, como bem lembrado, o melhor é sempre prevenir: hábitos simples como higienização das mãos, alimentos e materiais de uso comum já são de grande ajuda no combate a contaminações!

    ResponderExcluir